Bem-vindo à

Reserva Particular do Patrimônio Natural

Floresta Ombrófila Mista

Prof. W. L. Roque - Vale do SilPe

Uma RPPN integrando homem e natureza

A missão principal da Reserva Particular do Patrimônio Natural FOM Prof. W. L. Roque - Vale do SilPe, é preservar, restaurar e dar suporte à sucessão natural da Floresta Ombrófila Mista (FOM), formada principalmente por araucárias (araucaria angustifolia) no dossel, uma conífera brasileira nativa, mantendo as características originais deste ambiente ecológico.

 

A RPPN é uma reserva sem fins lucrativos criada com o espírito de contribuir para um mundo com melhor qualidade de vida. É um local que integra o homem à natureza. Ao cumprir a sua missão, ela prover uma floresta natural no presente e um legado às futuras gerações.

 

W. L. Roque  
Dezembro 19, 2023

Preservação e Recuperação

- Uma ação para o homem e para o planeta -

 

As florestas são fundamentais para a saúde do planeta e da vida sobre ele. Elas sequestram carbono, produzem oxigênio, regulam a temperatura global e o fluxo de água, realimentam os lençóis d'água, dão suporte à fertilidade do solo e atuam como barreiras naturais evitando desastres ambientais. Ainda são importantes também por diversos serviços ambientais adicionais que produzem. A degradação e extinção das florestas estão desestabilizando os sistemas ambientais naturais em uma escala sem precedentes na história da humanidade. A recente catástrofe que ocorreu no Rio Grande do Sul e em outras partes do planeta são evidências das consequências. São necessárias ações agora para que se possa ter um futuro para o planeta e, consequentemente, para os seres humanos.

 

RPPN FOM Prof. W. L. Roque

A RPPN FOM Prof. W. L. Roque é uma área de terra com 20,6 hectares, parte de uma propriedade com 92 ha, que foi designada pelo seu proprietário e oficialmente reconhecida e declarada pelo governo brasileiro (ICMBio) como destinada perpetuamente à preservação e regeneração do ecossistema original de acordo com o bioma no qual ela está inserida. A RPPN é uma reserva sem fins lucrativos com o propósito adicional de promover atividades relacionadas a educação ambiental e sustentabilidade. 

Araucaria angustifolia

Uma exuberância da natureza

broto de araucaria
Pinheir0_2.jpeg

Propagação sexuada

A semente da araucária (pinhão) se assemelha à ponta de uma flecha e ao cair da pinha pode dar oportunidade a uma propagação sexuada espontânea, gerando o nascimento de um novo pinheiro, como as araucárias também são conhecidas.

 

 

Araucária recém transplantada

As sementes da araucária são recalcitrantes, elas não podem ser armazenadas em condições normais. Por esta razão, elas devem ser semeadas logo depois da colheita. As araucárias têm um crescimento lento levando de 12 a 15 anos para alcançarem a vida adulta.

AraucariaJovem copiar.jpg
20240125_135028_1.jpg

Araucária com quatro anos

Araucária saudável em desenvovimento com vários galhos em seu ambiente natural.

Araucárias adultas

As araucárias podem viver por mais de três séculos e alcançarem alturas variando de 40 a 50 metros. Apenas quando adultas as árvores fêmeas iniciam seu período reprodutivo com a produção das pinhas, onde se encontram as sementes (pinhões). 

Pinhas_2.jpg
pinha e pinhões

Pinha, a fruta da araucária fêmea

A pinha é a fruta da araucária e em seu interior encontram-se os pinhões. Uma pinha leva cerca de dezoito meses para amadurecer. Em geral, a colheita no Brasil ocorre desde o final do outono e durante o invero.

Pinhões

Os pinhões são um dos produtos das araucárias. Eles são muito importantes para algumas aves e outros animais. Mas são também muito apreciados na culinária devido ao seu sabor agradável e nutrientes.

Nós apreciaríamos a sua parceria

 

 

 

 

 

 

 

RPPN FOM Prof. W.L. Roque - Vale do SilPe

 

   A RPPN é parte de uma propriedade rural que está localizada no município de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, região serrana do Rio Grande do Sul (RS), no Brasil. A RPPN possui uma linda paigasem com uma vista magnífica para a confluência dos Rios Silveira e Pelotas, este último na divisa com o estado de Santa Catarina. São José dos Ausentes é conhecido como o município mais frio do RS, com uma temperatura média anual de 15 graus centigrados, e é nele onde se encontra o Monte Negro, o pico mais elevado do Rio Grande do Sul, com 1.403 metros de altitude.   

 

São José dos Ausentes, 95280-000, RS - Brazil

 

GPS: 28°32'56.6"S 49°44'22.4"W

 

 

 

 

 

 

Vista do fundo contendo o perímetro da propriedade e da RPPN.